Faça seu sabão em tempos de coronavírus

0

Segundo os órgãos de saúde uma das atitudes que podem evitar a contaminação é a higienização frequente das mãos com água e sabão por no mínimo 20 segundos. “É importante frisar que nesses tempos difíceis de uma pandemia o simples hábito de lavar as mãos pode salvar vidas. Precisamos aprender formas de reduzir, reaproveitar e reciclar, pois estamos sobrecarregando o planeta e as consequências disso, já estamos sentindo”, explica a professora de ciências, Carla Muniz.


Carla coordena no Parque Natural Municipal Dr. Tancredo de Almeida Neves as Oficinas de Sabão Artesanal. Como as aulas estão suspensas, ela nos ensina a produzir o sabão em casa, evitando o desperdício e adotando formas econômicas de cuidados com a saúde. “Com essa crise temos que pensar no todo. Quem fizer, também pode partilhar com vizinhos ou doar para quem está com dificuldades para comprar”, sugere.
Com ingredientes reutilizados, a fabricação pode ser feita em casa para reforçar as medidas de higiene, gerando economia e a proteção do meio ambiente

Receita de Sabão com Vinagre:
1kg de soda
1 litro de água
5 litros de óleo usado
500 ml de vinagre de álcool

– Modo de Preparo:
Misturar a soda com um litro de água até dissolver, acrescentar 500 ml de vinagre aos poucos mexendo sempre. Acrescentar os 5 litros de óleo coados e mexer bem até engrossar, ao ponto de doce de leite. Colocar a mistura em um recipiente e deixar secar por no mínimo 24h antes de cortar as barras, que devem ficar secando até que estejam ideais para uso.

Comentários