Volta às aulas na rede municipal de Gravataí ocorre nesta quarta-feira, 19

0
Imagens: PMG

O período de férias é sempre muito bom, mas voltar para a rotina do ambiente educacional, reencontrar amigos e construir novos laços é igualmente gratificante. Os alunos da rede municipal de ensino de Gravataí voltam às aulas nesta quarta-feira (19). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), 30 mil estudantes são aguardados nas unidades de ensino do município. As escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) já iniciaram as atividades na semana passada, 10 de fevereiro.

“Para começar o ano com o pé direito, equipes diretivas costumam preparar uma série de atividades recreativas para receber os alunos, reduzir um pouco a ansiedade e também estimular, desde o primeiro dia, a integração social e a importância da convivência e relacionamentos saudáveis entre colegas e professores”, disse Sonia Oliveira, secretária da Smed.

Durante o período de férias, diversas ações foram realizadas com objetivo de oferecer um ambiente seguro e acolhedor para os alunos na volta às aulas. Todas as escolas municipais receberam serviços de recuperação predial, de acordo com a necessidade de cada unidade. Além das demandas específicas, todas as unidades de ensino tiveram serviço de limpeza e reparos nas instalações elétrica e hidráulica.

Bem-Me-Quer também inicia suas atividades

A Secretaria Municipal da Educação informa que as aulas da Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Me-Quer, no Bairro Dom Feliciano, iniciam também nesta quarta-feira, 19, juntamente com a rede de ensino fundamental. Os problemas pontuais que atrasaram as atividades já foram sanados, conforme a secretária Sonia. “Tivemos três licitações vazias para a construção da subestação de energia elétrica, o que acabou atrasando todo o processo.” Além disso, por conta da chuva forte que atingiu Gravataí no sábado, 8, ocorreram alguns pontos de infiltração no forro, o que também já foi sanado. “Constatamos que a limpeza das calhas precisa ser feita com maior frequência, por conta da área verde próxima a escola e isso também já foi solucionado”, destaca a secretária.

A EMEI Bem-Me-Quer tem capacidade para atender 188 crianças de zero a cinco anos de idade. A nova estrutura é totalmente acessível e conta com salas amplas, berçário, cozinha totalmente equipada e playground, entre outros espaços. A obra, inaugurada em outubro passado possibilitou que a Prefeitura retirasse o serviço de uma casa alugada e o colocasse em um prédio próprio.

Material didático para todos os alunos

A Prefeitura de Gravataí disponibiliza, desde 2014, o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, para alunos de 1º ao 5º ano, através da distribuição de livros didáticos, assessoria pedagógica, plataforma de aprendizagem, sistemas de avaliação e gestão. Em setembro de 2018, Gravataí registrou sua maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, com 5,4, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação.

Alunos receberão uniformes e kits completos de material escolar

Em março iniciam as entregas dos uniformes escolares, que é distribuído desde 2014, para todos os 30 mil estudantes da rede municipal, assim como, também, os kits completos de materiais escolares, que é entregue desde 2019, para os alunos da educação infantil (pré-escola), anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano). É importante ressaltar que a SMED solicita bom senso aos pais na compra dos materiais escolares. Não há necessidade de adquirir todos os itens da lista emitida pela escola. Realizar a compra apenas do necessário para o início das aulas e o que não está contemplado no kit, que será entregue em março pela Prefeitura de Gravataí.

Composição dos kits escolares:

Educação infantil (pré-escola): apontador, avental, borracha, caderno de desenho, caneta hidrográfica 12 cores, cola, giz de cera, lápis de cor 12 cores, massa de modelar, pinceis, tinta guache 6 cores, tesoura, toalha mão e lápis preto.

Séries iniciais (1º ao 5º ano): apontador, borracha, caderno de desenho, caneta hidrográfica 12 cores, cola, lápis de cor 12 cores, tesoura, lápis preto, caderno brochurão, caderno universitário, régua e caneta marca texto.

Séries finais (6º ao 9º ano): apontador, borracha, caneta hidrográfica 12 cores, cola, lápis de cor 12 cores, tesoura, lápis preto, caderno universitário, caneta marca texto, caderno universitário, compasso, caneta azul, caneta preta, caneta vermelha e régua.

Comentários