Vinte de Setembro será no Parcão

0
DCS PMG

Este ano, as festividades do 20 de Setembro terão um diferencial: serão no Parcão da 79. A decisão foi tomada pelas entidades tradicionalistas pelo número reduzido de centros de tradições gaúchas (CTGs) e as modificações no desfile campeiro, determinadas pelo Ministério Público. Assim, a comemoração inicia com a concentração dos cavalarianos inscritos, às 14 horas, no CTG Aldeia dos Anjos. Eles irão conduzir a Chama Crioula até o Parcão. Após, irão ocorrer diversas apresentações artísticas e no final da tarde, a extinção da chama.

Segundo a secretária Municipal da Cultura, Esporte e Lazer Fernanda Fraga, houve um consenso entre todos os envolvidos com a organização dos festejos Farroupilha para que este ano não ocorresse o desfile. “A Semana Farroupilha em nossa cidade é historicamente construída pelas entidades tradicionalistas e poder público. Entendemos que valorizar nossas raízes e tradições só tem sentido se capitaneadas por àqueles que diariamente conduzem o tradicionalismo em nossa cidade, por isso entendemos a decisão das entidades e iremos apoiar o formato proposto.”

Ela comenta que a decisão também foi tomada para que recursos municipais fossem poupados. “No princípio, teríamos apenas quatro entidades e poucos cavalarianos. Assim, a comunidade não teria um desfile grandioso e o gasto com toda a estrutura não se justificaria. Por outro lado, não poderíamos deixar a data passar em branco, por toda a história de Gravataí com o tradicionalismo.” Fernanda ressalta que apenas 77 cavalarianos que terão seus cavalos anilhados (regras estabelecidas por conta da doença mormo) por determinação do Ministério Público, que já estão inscritos, é que poderão cavalgar com a Chama Crioula.

Mesmo em caso de chuva, as atividades serão mantidas.

Confira a programação do dia:

CAVALGADA FARROUPILHA*

14h – Cavalarianos se concentram no CTG Aldeia dos Anjos para a condução da Chama Crioula (o trajeto será pelas vias Adolfo Inácio de Barcelos, José Loureiro da Silva e Dorival Cândido Luz de Oliveira)

15h –  Chegada da Chama Crioula no Parcão da 79 e abertura dos festejos do dia

15h30 – início das apresentações artísticas com o CTG Laço da Amizade

16h – CTG Aldeia dos Anjos

16h30 – CTG Carreteiros da Saudade

17h – CTG Amanhecer no Rincão

17h30 – CTG Rincão da Amizade

18h – Extinção da Chama Crioula

*Conforme determinação do Ministério Público (MP) só poderão participar os cavaleiros que realizaram o seu cadastro, até o dia 06/09, na SMCEL

Comentários