UPA da 74 registra aumento na procura por pediatra

0
Divulgação/PMG

A queda nas temperaturas deixa a população mais vulnerável a doenças respiratórias. As crianças são as mais atingidas. Assim, além do atendimento clínico pediátrico, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Prefeito Abílio Alves dos Santos disponibiliza quatro leitos infantis de urgência e emergência para observação e tratamento. Mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a UPA é referência por desempenhar um papel importantíssimo na articulação da saúde pública local. 


O inverno é ideal para a ação dos ‘vilões’. A associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica, aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas. Prestes a completar um ano, o atendimento pediátrico é oferecido ao público da UPA. De lá pra cá, os números e relatos positivos provam que a disponibilização do profissional atencioso às crianças tem trazido melhores resultados. As salas decoradas com a temática infantil têm ajudado a amenizar os momentos difíceis.


A unidade realiza, em média, 220 atendimentos diários, sendo 60 crianças. A previsão inicial era de 170 acolhimentos. O quadro de funcionários é dividido entre as áreas técnica, administrativa, médica e serviços gerais. A UPA possui, em cada turno, cerca de três médicos (sendo um pediatra), dois enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, além de uma farmacêutica, um auxiliar de farmácia, dois seguranças e dois especialistas em higienização. São disponibilizados aos pacientes, em casos de urgência e emergência, exames de sangue, urina, tomografia, ecografia e ressonância.


Sobre a equipe da unidade, a coordenadora da UPA, Silvia de Andrade, enfatiza que os servidores se dedicam diariamente a servir com compromisso e amor, contribuindo com a saúde do gravataiense e tentando servir da melhor forma todos aqueles que precisam de atendimento. “Trabalhar na área de saúde é sempre um grande desafio. Isso implica compartilhar diariamente com o sofrimento humano e também com alegria da recuperação”, explica.


Quando levar o seu filho para a UPA?                                                                            


Casos em que as crianças apresentem febre, diarreia, crise convulsiva, suspeita de aspiração, tosse prolongada, cardiopatia, dor na região abdominal, intoxicação, desidratação ou qualquer outro sintoma característico de urgência e emergência.


Unidade

A UPA Prefeito Abílio Alves dos Santos é uma Unidade de Pronto Atendimento 24h, situada na Avenida Dorival de Oliveira, 2350, junto à Rodovia ERS-118, na parada 74 de Gravataí.

Comentários