Transporte municipal pode ter melhorias em Glorinha

0
texto e foto - Tanara Oliveira / ASCOM

Nesta quarta-feira (14), o prefeito Darci José Lima da Rosa juntamente com o procurador municipal Régis Fonseca, estiveram na Câmara de Vereadores para dialogar e protocolar o projeto de lei que poderá mudar o futuro do transporte coletivo municipal.

A proposta está em estabelecer novos modelos de planejamento e gestão do transporte coletivo, terceirizando o serviço, mantendo as linhas já existentes, mas priorizando a acessibilidade, eficiência e segurança da prestação do serviço.

Conforme destaca o procurador Régis Fonseca, o Município subsidia cerca de 90% do custo do sistema de transporte coletivo, percentual composto pela passagem escolar paga aos alunos e vale transporte para os servidores, sendo apenas 5% usuários comuns. “O usuário comum paga uma tarifa de 6,10 que é uma tarifa alta para linhas municipais. É um dos custos mais altos do RS”, comenta.

Segundo o prefeito Darci, hoje o Município despende de 1,1 milhão anual, para custear a concessão do transporte público municipal. “A ideia do projeto é de abrir um processo licitatório para a terceirização do serviço de transporte, com isso, acresceria a competitividade e o custo baixaria para a administração, aumentando a qualidade do serviço e trazendo a tarifa gratuita para os contribuintes”, finaliza.

A expectativa é que o projeto, assim que aprovado pelos Vereadores, tenha imediata implantação.

Comentários