Quer salvar uma vida? A Sogil te leva de graça

0
Ônibus Social da SOGIL tem capacidade de 32 lugares. | SOGIL/Divulgação

Foram divulgadas as datas em que o Ônibus Social da SOGIL levará doadores de sangue de forma gratuita para a Santa Casa, em Porto Alegre, no ano de 2020 (veja calendário abaixo).

Nos dias marcados, o veículo partirá da frente do Hospital Dom João Becker (HDJB), no Centro de Gravataí, às 7h45 – com o retorno previsto para as 12h. Para participar da ação, não é necessário fazer uma inscrição prévia. “Basta que os voluntários compareçam em frente ao HDJB na data e no horário divulgado”, disse a supervisora de enfermagem da instituição, Michelle dos Reis Cardoso.

Em 2019, o Ônibus Social transportou nesta iniciativa, em média, 15 passageiros por mês. O número é considerado baixo pelo HDJB, visto que a capacidade do veículo é de 32 lugares. “Diferente de alguns hospitais, nós atendemos emergências. Isso torna o nosso consumo de sangue elevado.

Portanto, é muito importante que a comunidade faça sua doação, para que tenhamos mais disponibilidade”, explicou Michelle, recordando que a parceria entre SOGIL e HDJB ocorre desde 2008.Para a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SOGIL, Ana Cristina Pastro Pereira, a doação de sangue é um ato solidário.

“O gesto beneficia a todos. Quem recebe, pode ter sua vida salva; quem doa, tem a satisfação de praticar o altruísmo e a empatia”, disse. De acordo com ela, a SOGIL incentiva que seus colaboradores sejam voluntários neste tipo de iniciativa.

“Se colocar no lugar do outro e ajudar a mudar sua condição de vida é um papel que poucos entendem a importância. A SOGIL se orgulha em participar de uma ação como essa”, finalizou.


Confira o calendário do Ônibus Social para doação de sangue em 2020:29/01, 19/02, 25/03, 29/04, 27/05, 24/06, 29/07, 26/08, 30/09, 28/10, 25/11 e 23/12.


Quem pode doar– Pessoas com idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 kg (doadores menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal);- Pessoas com boas condições de saúde e que não estejam em jejum;- Pessoas que tenham dormido por, pelo menos, seis horas na noite anterior à doação;- Pessoas que não tenham problemas como Doença de Chagas, hepatite, sífilis, HIV, úlcera no estômago, sangramentos anormais, asma, convulsões e doenças alérgicas;- Pessoas que não tenham feito uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação.


Para quem já é doador– Mulheres: Intervalo de três meses entre as doações (máximo de três doações ao ano);- Homens: Intervalo de dois meses entre as doações (máximo de quatro doações ao ano).

Comentários