Provável Testou: app do cartão Teu! para linhas intermunicipais

0
Andreo Fischer

Andreo Fischer

Sábado passado numa tarde eu estava no shopping de Canoas. Resolvi ir embora numa certa hora, mas em vez de usar o aplicativo Moovit, resolvi dar uma chance ao app Teu Ônibus, uma parceria entre Metroplan e as empresas de ônibus associadas. O Moovit não acompanha o transporte coletivo em tempo real exatamente, ele apenas se baseia em dados inseridos por usuários e pelas próprias empresas, como horários e rotas. O Teu Ônibus se baseia na localização “ao vivo”, via GPS instalado na frota dos veículos. Aparentemente, seriam dados mais confiáveis, pois os dados são oficiais. O problema não está no sistema de GPS dos ônibus, mas sim na pouca intuitividade do aplicativo oficial. O design do sistema parece ser uma coisa antiga, sem qualquer funcionalidade.

Encontrar no mapa: Contando que o seu GPS esteja ligado e posicionado no endereço certo, o sistema mostrará as paradas mais próximas, e ao clicar nelas, aparecerão quais ônibus estão vindos e em quanto tempo ele vem. No teste, apareceram as linhas TM2 e TM3.

Rotas: No meu teste, simulei uma rota saindo da avenida Centenário até o BIG da 74, mas o aplicativo não sugeriu nenhum ônibus e me orientou a ir a pé. Outra rota pesquisada, foi da mesma avenida Centenário até Cachoeirinha, mas o sistema disse que não encontrou nenhum caminho.

Minhas paradas: Este seria um menu interessante, se não fosse a baixa funcionalidade dele. Ali diz para eu acessar o mapa e ir adicionando manualmente minhas paradas preferidas. Desnecessário este menu.

Pesquisar por linha: Selecionando Gravataí, só há uma linha: Morungava, da Transcal. E clicando sobre ela, há uma lista de paradas, mas o sistema diz que “no momento não foram encontrados dados para esta parada”, o que quer dizer que o ônibus não teria previsão de passar por aquele local.

Notificações: quando há alguma novidade no sistema, esse menu é o primeiro a mostrar-la.

Configurações: “Permite que a tela de previsão de chegada dos veículos atualize as previsões automaticamente a cada 30 segundos” Mas esta opção poderá consumir os dados móveis do seu celular.

Conclusão: O layout do aplicativo inspirado no sistema iOs (iPhone) é um tanto ultrapassado e as funcionalidades precisam de aprimoramento. Há na loja do Android um app chamado Siu Mobile Metroplan, que é a mesma coisa que o Teu! Ônibus. Sobre o nome Siu Mobile, tem aplicativos idênticos para outras cidades do Brasil também. Para melhorar, o sistema precisa de uma reformulação completa a fim de manter o aplicativo atraente para os usuários, já que conta com uma nota baixa na loja, 2,9. Enquanto isso, o Moovit é uma boa alternativa atualmente.

Comentários