Projeto quer implementar a Semana da Diversidade LGBTI+ e combate à LGBTfobia

0
Foto tirada no trio elétrico "Palco Principal" da Parada LGBTI+ na esquerda a esposa Caroline Souza do Vereador Wagner Padilha e no centro Gloria Cristal uma das primeiras apresentadoras da Parada LGBTI+.

Projeto de Lei nº 76/2019, apresentado pelo vereador Wagner Padilha (PSB), propõe a criação da Semana da Diversidade LGBTI+ e combate à LGBTfobia em Gravataí. A semana passaria a ser comemorada anualmente, entre os dias 17 de maio e 23 de maio.

            O projeto também prevê a criação de políticas públicas para garantir a saúde física e mental da população LGBTI+ gravataiense. O dia 17 de maio foi escolhido devido a seu simbolismo histórico para o movimento, já que nesse dia, em 1990, a Assembleia Geral da Organização de Saúde (OMS), declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio, eliminando assim a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças”.

A data visa celebrar a diversidade e fortalecer a luta contra o preconceito.

Na justificativa do projeto, o vereador diz que “trata-se aqui de algo novo que com certeza contribuirá para efetivação de novas políticas que serão uma importante ferramenta de combate à LGBTfobia em nossa cidade“. O projeto aguarda parecer da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

O Vereador Wagner Padilha acrescenta, celebrar o ‘Orgulho LGBT’ é um ato político

“Participei ao lado da minha família e assessores no último final de semana da Caminhada de Luta LGBTQIA+ na Orla do Guaíba de Porto Alegre. A festa com trios elétricos e show contou com um tom mais político, onde ativistas pediram por mais ações de proteção e respeito à diversidade”.

“Faço questão de participar de atividades como essa que lutam para que não haja retrocesso na garantia dos direitos. Eu sou a favor que é preciso ter a liberdade para ser o que quisermos e amar quem a gente quer, pois, o mais importante é sermos felizes. Além disso, meu mandato está sempre de portas abertas para desenvolver projetos e iniciativas políticas atendendo às demandas da comunidade LGBT na nossa cidade finalizou o Vereador”.

Comentários