Prefeito de Gravataí recebe sindicalistas para falar sobre o Ipag Saúde

0
Divulgação PMG

O Prefeito Marco Alba, reuniu sindicalistas do município para tratar o tema IPAG Saúde e começou na manhã desta terça-feira, 9, uma série de reuniões com os representantes sindicais para discutir alternativas práticas de financiamento do IPAG Saúde.

O primeiro encontro ocorreu com cinco representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG). Na oportunidade, Alba expôs os motivos de ter enviado para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 19/2019, que retira a participação da Prefeitura do financiamento do plano de saúde dos servidores estatutários. “As senhoras têm conhecimento do déficit do IPAG Saúde, que apenas no ano passado, foi de R$ 6,4 milhões. Este valor, será sacado do IPAG Previdência. Como é de responsabilidade do Município a regularidade financeira do IPAG Previdência, este valor ao fim é ao cabo, sairá dos cofres do Município, o que não é justo.”

O Prefeito ainda destacou que o seu governo trabalha com a lógica do regime da caixa, ou seja, só gasta aquilo que tem e arrecada, segundo o governo. “Além de organizar e colocar as contas do município em dia, temos a responsabilidade de não endividá-lo novamente.” Ele lembrou que só de alíquota complementar para a previdência, o Município paga 18%, o que este ano representa R$ 30 milhões.

Próximos passos

Ficou marcada para a próxima quarta-feira, 17, às 16 horas, no Gabinete do Prefeito, um novo encontro onde soluções práticas de ordem financeiras para o IPAG Saúde deverão ser apresentadas. “Faremos quantos encontros necessários forem para que esta situação seja resolvida. Como venho falando, não queremos empurrar o problema com a barriga, queremos solucionar de uma vez por todas. O mais importante é se manter a estabilidade financeira de Gravataí”, afirma Marco Alba.

A presidente do SPMG, Vitalina Gonçalves, elogiou a iniciativa de Marco Alba em abrir o diálogo com a categoria. “Sempre trabalhamos nesta perspectiva do diálogo e temos satisfação em dizer que o senhor mostra a mesma disposição. Aqui, não nos interessa outros enfrentamentos, e sim, uma solução para a nossa assistência à saúde.”

Na próxima reunião, as representantes do Sindicato se comprometeram a trazer os estudos que a entidade vem realizando para a possibilidade de manutenção do IPAG Saúde. “Vamos avaliar todas as propostas possíveis e existentes do mercado e do sindicato, mantendo o foco na busca de uma solução financeira, sustentável e duradoura para a assistência à saúde dos servidores, com a possibilidade da não participação financeira da Prefeitura nesta solução. “

Na manhã desta quarta-feira, 10, estão sendo esperados representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos e Servidores Municipais de Gravataí (STPMG).

Comentários