Guardas municipais prendem criminoso e recuperam três veículos furtados

0
Fotos: Divulgação - GM

Uma guarnição da Guarda Municipal (GM), da Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança (Smasp) de Gravataí, em uma operação de rotina, conseguiu desbaratar uma possível quadrilha que furtava veículos em Gravataí e os levava para Alvorada, de onde seguiriam para serem repassados a desmanches. O resultado da ação rendeu três carros, todos da década de 90, recuperados e um homem de 24 anos preso em flagrante.

Conforme relatos dos guardas que participaram da ocorrência e o registro feito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da cidade, a guarnição fazia uma patrulha de rotina, no início da tarde, nas proximidades do Gravataí Shopping Center, quando foram abordados por um motociclista que relatou o furto de um VW Gol preto, placas JMB-1679. Os servidores de segurança logo encontraram a vítima do furto, que teria apontado a direção para onde viu o seu carro sendo levado.

Minutos depois, ao realizar buscas, os guardas municipais avistaram o criminoso, que tentou fugir correndo para um mato. Ele foi preso na Avenida Centenário e, ao ser questionado, contou todo o “caminho” que os veículos furtados em Gravataí estavam sendo levados para Alvorada, inclusive dando o endereço no qual os veículos por ele furtados estariam.

Ação conjunta – A guarnição, tão logo soube das informações, entrou em contato com a Guarda Municipal de Alvorada, que fez buscas no local indicado pelo homem preso e conseguiu recuperar uma VW Parati verde (IIF-8068) e um Ford Escort cinza (ICM-9732).

Na revista, foi encontrada com o homem uma chave mixa. Ele recebeu voz de prisão e foi preso em flagrante por furto qualificado. Além disso, o criminoso também possuía um mandado de prisão contra ele.

Fotos: Divulgação – GM

Conforme o titular da Smasp, coronel Flávio Lopes, a Guarda Municipal da Prefeitura de Gravataí demonstra com a sua atuação que está bastante preparada para atuar colaborativamente com os órgãos de segurança estaduais. “Nesta ação, além de tirar de circulação um indivíduo que praticava o furto de veículos sistematicamente no centro de Gravataí, recuperamos três veículos furtados no dia de hoje, devolvendo a sensação de segurança para a comunidade.” Ele lembra que o investimento que o governo Marco Alba faz na segurança pública tem surtido efeitos. “O treinamento contínuo garante a qualidade do serviço, em que o indivíduo que prejudica a comunidade acaba por ser preso e colocado à disposição da Justiça para que a percepção penal aconteça.”

Texto: Paloma Vargas – Edição: Luiz Fernando Aquino

Comentários