Gravataí sedia o Festival Estadual do Teatro daqui uma semana

0
Divulgação

Emoção não vai faltar durante o 5º Festival Estadual de Teatro de Gravataí, de 27 a 30 de agosto, no Teatro do SESC Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241). Durante quatro dias, grupos teatrais do Estado estarão mostrando sua performance com exibições pela manhã, tarde e noite. A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (27), a partir das 19h, na Casa dos Açores (Rua Adolfo Inácio Barcelos, 938).


O evento tem como objetivo fomentar as artes cênicas do Município e Estado, estimular a criação artística e crítica de arte, oportunizar o intercâmbio entre artistas, diretores, técnicos e público presente, incentivar o desenvolvimento dos festivais de teatro no Rio Grande do Sul e possibilitar o crescimento da cultura criativa que abrange todos os mecanismos envolvidos na realização de um festival.


O 5º Festival Estadual de Teatro de Gravataí é promovido Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), e do Serviço Social do Comércio (SESC) de Gravataí, com apoio institucional do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN). A entrada é gratuita.


PROGRAMAÇÃO

Terça-feira – 27/08

09h30: BODAS DE SANGUE

* Apresentação com recurso de acessibilidade: LIBRAS

Grupo: Entretextos NH Cia de Teatro – Novo Hamburgo

Direção: Fabian Abud

Classificação etária: 12 anos / Duração: 75min

Categoria concorrente: Adulto / Drama

Sinopse: Em Bodas de Sangue, os cenários principais são a bela casa da noiva onde vive isolada com seu pai e as grandes vinhas divididas pelo imenso deserto espanhol a horas de distância da casa do seu noivo, o qual vive junto com sua mãe, uma mulher amargurada pelas lembranças do passado. No dia das bodas aparece Leonardo pivô principal do passado escuro da noiva. Enquanto a lua e a morte tramam juntas o encontro dos amantes! Frederico Garcia L’orca explora com possibilidades do irreal,  onde a lua e a morte ganham vida, mais do que isso, participam  do desenrolar da trama, auxiliando a luta ritualística  entre Leonardo e o noivo!!

13h30: ZULEKA E O TESOURO DO PIRATA CARECA

* Apresentação com recurso de acessibilidade: LIBRAS

Grupo: Coletivo de Artes Galegos e frangalhos – Canoas

Direção: Bruno Flores Prandini

Classificação etária: Livre / Duração: 40min

Categoria concorrente: Infantil / Comédia

Sinopse: Esta é uma história contada para os lados de lá das Terras D’além Muro, onde vive a Menina Zuleka, moça sapeca. Coisas diferentes acontecem com ela, pois sempre que vai ler algum livro, as letrinhas começam a se embaralhar! Zuleka tem dislexia e, para entendê-la, vai embarcar numa viagem por uma terra encantada no mundo da imaginação, conhecer o famoso Capitão Feijão e enfrentar o terrível Vampiro Vandomiro!

15h30: CARAVANA DA FANTASIA CONTA O PATINHO FEIO

Grupo: Cia. de Arte Tríade – Porto Alegre

Direção: Reissoli Moreira

Classificação etária: livre / Duração: 50min

Categoria concorrente: Infantil

Sinopse: Texto que aborda de forma lúdica temas atuais, como: bullying, preconceito e discriminação racial, com nuances social. Buscando estimular na criança o convívio com as diferenças e preservação e valores como o respeito. Na trama adaptada por Ronald Radde e Reissoli Moreira, o Patinho tem uma mãe cuidadosa e preocupada com os constantes ataques que o filho sofre, com a agressividade de outros animais e de quem recebe a alcunha de “Patinho Feio”.

19h: ABERTURA OFICIAL

Local: CAERGS – Casa dos Açores do Estado do RS  (Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 938 – Centro / Gravataí)

Apresentação: FANTASMAS – O COLECIONADOR DE ALMAS

Grupo: Cooperativa do Teatro – Gravataí

Texto e Direção: Daniel Assunção  /  Duração: 40min

Música: Marcão Acosta

Sinopse: Gravataí, desde a época em que se chamava “Aldeia dos Anjos”, vem acumulando muitas histórias, pelas quais alguns visitantes descrevem-na como “Capital das Lendas Urbanas”. Conta um desses mitos que um grande coronel da região, Floriano Rosa de Alencastro, construiu um casario para viver sua vida lá juntamente com seu único filho Henrique. Mas num levante entre escravos negros e índios, Henrique morre. Odioso da vida, Floriano mata seus escravos, os enterra por de baixo do casario, salgando-os e desfere a eles uma praga eterna. Floriano perde sua razão de viver, os seus sonhos, o brilho no olhar. Quando morreu, seu casario ficou fechado e diz a lenda que quem dorme lá perde seus sonhos e paulatinamente sua vida. O espetáculo conta a história destes vários personagens cujos sonhos e almas foram aprisionados no casario do Floriano.

Quarta-feira – 28/08

09h: FILHAS DO SAL

Grupo: Foi o que eu disse – Harmonia

Direção: Jardel Rocha

Classificação etária: 14 anos / Duração: 40min

Categoria concorrente: Adulto / Drama

Sinopse: Mulheres protagonistas de suas histórias. Sonhadoras e castigadas por isso, mulheres que lutam e que nos ajudam a sobreviver. Personagens intensas, tão pouco comportadas, mas enjauladas, elas nos mostram suas fragilidades e sobre elas suas forças femininas. Cinco mulheres e um corpo misterioso, trincado pela areia da praia. Cinco mulheres reunidas pela dor. A dor de seus corpos violados. A dor dos filhos carregados pelo mar. A dor da saudade da vida pregressa. A dor que esquarteja as filhas do sal.  

10h30: 40 SEGUNDOS

Grupo: GO.STAR – Espaço da Arte – Estrela

Direção: Fernando Tepasse

Classificação etária: 12 anos / Duração: 40min

Categoria concorrente: Adulto / Drama

Sinopse: O espetáculo quer sensibilizar a plateia para dois dos mais graves problemas da infância e adolescência na atualidade: o bullying e o suicídio. De forma simbólica, a peça mostra vários tipos de agressões, especialmente o bullying virtual ou cyberbullying. Forte, sensível, emocionante e impactante, essa montagem também é uma homenagem a todos que conseguiram enfrentar e vencer este mal.

13h30: A INCRÍVEL VIAGEM DO NAVIO GERINGONÇA

Grupo: Núcleo Teatral – Guaíba

Direção: José Renato Leão

Classificação etária: livre / Duração: 60min

Categoria concorrente: Infantil

Sinopse: O espetáculo conta a história do Capitão Sete Mares e sua tripulação formada pelos marinheiros Fuso, Luneta e Escotilha, que viajam pelo mundo em fantásticas aventuras a bordo do navio Geringonça. Eles buscam através da imaginação resgatar a infância das crianças. Um dia deparam-se com Lara, uma menina que vive como um adulto, cheia de compromissos, vestindo roupas inadequadas a sua idade e o tempo todo usando um telefone celular. Quando ela embarca no navio Geringonça desperta o poder da imaginação e descobre o prazer de brincar. A história se desenvolve num mundo paralelo ambientado no universo steampunk, criado por autores consagrados como Júlio Verne e Philip Pullman, onde a tecnologia avançada e futurista, divide espaço com o víntage e o retrô.

15h30: TISTU DO DEDO VERDE

Grupo: Metamorphose: Conteúdo Cultural – Santo Antônio da Patrulha

Direção: Direção Coletiva

Classificação etária: livre / Duração: 35min

Categoria concorrente: Infantil / Drama

Sinopse: “Era uma vez Tistu! Com uma vidinha inteiramente sua, a pequena criança deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. Junto do velho jardineiro, Sr. Bigode, Tistu descobre o poder da felicidade e das cores com seu polegar verde, que onde encosta faz nascer flores. Baseada no livro “O menino do dedo verde” de Maurice Druon.

19h30: DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA

Grupo: Loucos de Palco – Santa Rosa

Direção: Jadson Silva

Classificação etária: 14 anos / Duração: 75min

Categoria concorrente: Adulto / Drama

Sinopse: Tonho e Paco dividem um quarto no subúrbio de uma cidade grande, ambos com sonhos e objetivos em suas vidas, numa medida desesperada de mudança eles serão vítimas das próprias ambições. Uma tragédia carioca assinada pelo grande dramaturgo brasileiro Plínio Marcos que mostra de maneira minuciosa a falta de oportunidade e a exploração do ser humano pelo próprio Ser Humano. A amizade e o companheirismo são o tema para esse drama inteiramente humano.

23h: SARAU DAS ARTES

Local: SELECT PUB – Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira 3140, Pda 73

Performance, dança, música, poesia, DJ e muita brasilidade, latinidade e diversidade cultural…

Quinta-feira – 29/08

09h: OFICINA DE DIREÇÃO TEATRAL NA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA

Ministrante: Dionatan Rosa – Mestre em Teatro da UDESC; Bacharelado em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela UFSM; Diretor e Produtor Cultural.

Público: Diretores e professores de teatro; grupos participantes do Festival.

Nº de vagas: 10    /   Duração: 03h

Inscrições: (51) 99570-0878

Local: Sala Multiuso – Sesc Gravataí

Sinopse: O objetivo do encontro é apresentar ao participante a linha histórica da encenação teatral e os principais conceitos envolvidos na função e, também, oferecer um espaço para discussão sobre estratégias contemporâneas utilizadas por diretores em algumas realizações cênicas dos últimos 10 anos.

13h30: CADA UM CUIDA DO SEU NARIZ

Grupo: Teatral In Love – Três Coroas

Direção: Carine Setti

Classificação etária: 10-12 anos / Duração: 50min

Categoria concorrente: Infantil / Drama

Sinopse: Na escola somos tão parecidos, ao mesmo tempo em que tão diferentes. O difícil está em saber exatamente quem somos ou que queremos ser. Que tribo seguir? Como medir o valor de uma amizade? Como conquistar e ser amado por uma parcela significativa de colegas? Uma história que apresentará mais uma vez o bullying, que persiste no âmbito escolar, mostrando que não devemos julgar um menino pelo tamanho de seu nariz. Um espetáculo que contempla a poesia e a leitura, mostrando que o clássico é sempre atemporal.

15h30: MEU IRMÃO, O MEDO

Grupo: ATritO – Porto Alegre

Direção: Fernanda Moreno

Classificação etária: 12 anos / Duração: 60min

Categoria concorrente: Adulto / Drama

Sinopse: Em 1961, Porto Alegre luta pela legalidade de seu voto e a cidade vive a iminência de uma guerra civil, a história segue pela vida de 8 personagens com posições sociais e políticas distintas e como as transformações históricas nesse momento influenciam sua vida. Um homem do campo, uma mulher de atitude, um jovem casal esperando o nascimento de sua filha, uma velha senhora com medo do futuro, um estudante confuso, uma enfermeira com problemas emocionais e um homem retrogrado. Suas percepções diferentes de mundo se encontram em um ponto: a defesa da legalidade e da democracia.

19h30: OLGA

Grupo: Artisticamente – Canela

Direção: Luana Serrão

Classificação etária: 14 anos / Duração: 50min

Categoria concorrente: Adulto / Drama

Sinopse: A peça apresenta a última noite de Olga Benário Prestes. Antes de ser executada na câmara de gás de um campo de concentração. Muitas lembranças surgem deixando a emoção vir à tona. 

21h30: NOSSO ESTADO DE SÍTIO

Grupo: União de Artistas da Uergs – Montenegro

Direção: Marcelo Ádams

Classificação etária: 14 anos / Duração: 50min

Categoria concorrente: Adulto / Tragicomédia

Sinopse: Em uma pequena peça aldeia de pescadores a passagem de um cometa provoca uma mudança radical na vida de seus habitantes. O medo e o obscurantismo, associado a um pretenso fim do mundo, que seria anunciado pelo cometa, faz com que instituições tradicionais reafirmem posições que ameaçam a liberdade e diversidade. A chegada da peste, que metaforiza todos os inimigos dos direitos humanos, traz consigo a ameaça de morte aos habitantes da aldeia

Sexta-feira – 30/08

09h: REUNIÃO COM COORDENADORES DE FESTIVAIS DO RS E COLEGIADO DE TEATRO DO RS

Local: QUIOSQUE DA CULTURA – Praça Leonel de Moura Brizola, s/n – Gravataí  

13h30: CHAPEUZINHO VERMELHO

Grupo: Cia de Teatro Parceiros – Bagé

Direção: Denildo Miranda

Classificação etária: Livre / Duração: 45min

Categoria concorrente: Infantil / Comédia

Sinopse: Baseado no famoso clássico já adaptado pelos Irmãos Grimm, este envolvente espetáculo renasce nos nossos dias recontando a história de Chapeuzinho Vermelho, numa linguagem atual, com as características que marcam a nossa época. Temas como obediência, cuidados com o meio ambiente, proteção aos animais, são apresentados com muito humor e sutileza envolvendo crianças e pais.

15h30: O NINGUÉM – TEATRO DE MÁSCARAS

Grupo: Coletivo Enredo – Caxias do Sul

Direção: Pedro Nora

Classificação etária: Livre (indicado para maiores de 14 anos) / Duração: 55min

Categoria concorrente: Adulto / Drama-cômico

Sinopse: “O NINGUÉM – Teatro de Máscaras” conta a história de Tonto, um andante que passa por céus, mares e terras, pois está sendo perseguido sem saber o porquê. Neste pequeno universo cómico e satírico, nos adentramos no mundo das máscaras para redescobrir o lugar ao qual pertencemos. “O NINGUÉM – Teatro de Máscaras” é uma fotografia sobre o funcionamento do sistema atual e seus tecidos sociais. Utilizando uma poesia satírica como elemento narrativo, a história se desenvolve através de personagens representativos de cada estrato.

19h: TEIMA FILHO, TEIMA QUE DÁ – Espetáculo convidado

Grupo: GET – Grupo de Estudos Teatrais – Gravataí

Direção: Izabel Cristina

Classificação etária: 12 anos / Duração: 50min

Sinopse: Nas entranhas que lhe apertam, como em um ventre seco, Severino sente o gosto amargo de uma terra de poucos donos. Onde nem mesmo a chuva arrisca, ali, sentar morada. Uma terra que queima, arde, sufoca. Onde o homem vira bicho e o bicho vira homem e assim sendo, um só, se entrelaçam em um único passo que se desfaz na poeira agreste de uma vida severina…que teima em continuar. Livremente inspirado nas obras de João Cabral de Melo Neto e Graciliano Ramos, TEIMA FILHO, TEIMA QUE DÁ traz à cena uma abordagem político-social contemporânea, poética e performática.

20h: PREMIAÇÃO E CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – Teatro do Sesc Gravataí

Música ao vivo com Glau Barros

Comentários