Gravataí atingiu as metas de vacinação contra a gripe

0
Andreo Fischer

Com 65.258 pessoas imunizadas na cidade, Gravataí atinge a meta da vacina contra a gripe para os idosos, puérperas e professores. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oportunizou a dose nas 28 unidades de saúde do município.


“Assumimos junto ao Ministro da Saúde, o compromisso de proteger a população de Gravataí contra a gripe. Foi um verdadeiro ‘exército’ dos servidores da saúde para cumprir com essa determinação. Agradeço ao empenho de todos e fico muito feliz com o resultado alcançado, principalmente porque isso significa que estamos cuidando das pessoas”, disse o secretário da saúde, Jean Torman.


Doses remanescentes já esgotaram


A campanha de vacinação contra a gripe começou dia 10 de abril e encerrou no dia 31 de maio. Com o fim da campanha, o Ministério da Saúde autorizou os municípios a optarem em distribuir suas doses remanescentes da vacina contra a gripe para o restante da população, o que ocorreu a partir desta segunda-feira (3).


Como o estoque de vacinas remanescentes possuía poucas quantidades, pois Gravataí é um dos municípios que lideram o ranking da imunização contra a gripe, as unidades básicas tiveram que divulgar previamente as quantidades disponíveis, delimitando número de doses.


Nesta semana, Gravataí ainda recebeu mais 3 mil doses remanescentes da vacina contra gripe fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no entanto, numa demanda de 28 unidades de saúde em Gravataí, a quantia já encontra-se esgotada e a cidade já foi comunicada que não receberá mais lotes de vacina.


A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose deste ano foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B.

Comentários