Feira do Livro de Gravataí tem nova data definida

0
DCS PMG

A Prefeitura de Gravataí, apostando na cultura e na disseminação do conhecimento, promove a sua 33ª Feira do Livro. O evento proporciona uma maior proximidade com os livros e estimula esse hábito tão saudável que é a leitura. A Feira de Gravataí ocorre do dia 18 ao dia 24 de novembro na Praça da Bíblia. A última “Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil”, de 2015, realizada pelo Instituto Pró-Livro, mostrou que o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. O índice é baixo, se levarmos em consideração o país campeão, a França, com 21 leituras anuais, de acordo com o Centro Nacional do Livro.

Com uma vasta programação cultural, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) está construindo um evento que mostra a importância da leitura e de oportunizar que o público local mostre suas obras. O tema escolhido para a Feira, “Literatura em Cena”, aborda a interface da literatura nos diferentes segmentos culturais. “Anteriormente foi a música, este ano é a importância e a influência da literatura no mundo das artes cênicas”, contou a secretária da SMCEL, Fernanda Fraga.

Patrono deste ano, o ator, escritor, diretor e colunista José Victor Castiel, foi escolhido pois consegue unir o mundo da literatura com as artes cênicas. Com mais de 30 anos de carreira, Zé Victor Castiel nasceu em Porto Alegre e faz sucesso no teatro, televisão, cinema e nos livros. Entre seus trabalhos mais famosos estão: “Homens de Perto”, no teatro; “A Casa das Sete Mulheres”, na televisão; o livro “A morte do Clóvis & outras historinhas do teatro gaúcho” e “O Quatrilho”, no cinema.

A 33ª Feira do Livro de Gravataí

Do dia 18 à 24 de novembro, 20 estandes de livreiros e editoras e 29 sessões de autógrafos, marcam presença na Praça da Bíblia, em frente a Prefeitura. O seminário Gravataí Missioneira e o encontro com o patrono também já estão confirmados na agenda do evento.

As crianças que participarem do evento podem participar da Tenda de Histórias, que ficará no espaço de segunda a sexta-feira. As atividades na Casa Coletiva acontecerão de segunda a sábado. A Feira ainda contará com palestras, encontros com autores, oficinas, espetáculos teatrais, circenses, de dança, de ilusionismo, apresentações musicais, rodas de conversa, maratona de desenhos e troca de livros.

Promovendo outras áreas da cultura, a ação terá um espaço para exposição fotográfica e apresentará o cortejo de abertura de “O Livro em Cena”. No encerramento da Feira ocorrerá um Concurso de Cosplayers – pessoas que se caracterizam de personagens de jogos, filmes, séries e animações, com premiação.

Comentários