Dezenas de famílias participaram do 2º Mamaço de Gravataí

0
Rafael Rosa Fotografia - www.rafaelrosafotografia.com

Agosto é o mês de se falar ainda mais sobre amamentação. Assim, para marcar o início das atividades focadas neste tema, o Gabinete da Primeira-Dama Patrícia Bazotti Alba e a Secretaria Municipal de Governança e Comunicação Social, apoiou o 2º Mamaço de Gravataí. A ação ocorreu no último domingo de manhã, 4, no Parcão da 79, e foi organizada pelas doulas e consultoras em amamentação atuantes na cidade e toda a região metropolitana e capital, Andrea Gabech e Analu Muñoz.

Nesta segunda edição estiveram presentes em torno de 45 adultos, além de dezenas de bebês e crianças. Mesmo com frio, o sol aqueceu e trouxe muitas famílias. O evento foi aberto por Andrea  e AnaLu, que falaram sobre o tema da ação deste ano: “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação”, trazendo para a família e a sociedade como um todo a responsabilidade no sucesso da amamentação.

Após, ocorreu um bate-papo com a fonoaudióloga Alessandra Duzac, sobre a introdução da fala da criança de 0 a 12 meses. Uma miniaula de ioga, voltada para as mães presentes, com Josiane Becker, do Espaço Schanti (localizado no Parque dos Anjos), com alongamento, respiração focada e relaxamento.

Ao final, aconteceu a grande hora do Mamaço! Uma grande roda de mães sentadas amamentando seus bebês e os pais presentes também auxiliando.

Divulgação

Sorteios e brindes

Durante todo o evento foram distribuídas frutas da Gabella Orgânicos, copinhos de água fornecidos pela Prefeitura Municipal, e “bisnaguinhas” de álcool gel doadas pela Farmácia de Manipulação Essência. O evento teve a cobertura fotográfica de Rafael Rosa, que também sorteou três sessões de fotos de amamentação. A SOS Mães Amigas também realizou sorteios de serviços. Laços de fita amarelos também foram distribuídos em alusão ao Agosto Dourado.

De acordo com a organizadora Andrea, as famílias participaram bastante e trocaram experiências. “Conscientizar sobre a prática do aleitamento é essencial.” Ela lembra que a iniciativa deve ocorrer novamente no ano que vem. “Nossa avaliação do evento é muito positiva e já queremos convidar mais famílias para o 3º Mamaço de Gravatai, que ocorrerá em agosto de 2020.”

Comentários