Corsan garante à Marco Alba que conserto de adutora está finalizado

0
Divulgação

Em reunião convocada pelo prefeito de Gravataí Marco Alba, na tarde desta segunda-feira, 3, na Prefeitura, o diretor de Operações da Corsan, Eduardo Barbosa de Carvalho, garantiu que a obra de recuperação da adutora junto às pontes do Parque dos Anjos estava concluída.

Por volta das 19h30, a adutora já operava com 400 litros por segundo, o que deve levar água para a maioria dos bairros afetados ainda durante a madrugada. Conforme o gerente local da Corsan, Ramos Volnei Modinger, na manhã desta terça-feira, no entanto, com novos ajustes de rede, esse volume deverá ser de 500 litros por segundo, considerado ideal para a plenitude do abastecimento.

Segundo Eduardo Carvalho, não foi somente um conserto, mas uma obra nova, que normalmente levaria dez dias para ser executada. “Pela conjunção de fatores, como as fortes chuvas, criou-se uma condição nova, não apenas de conserto”, ressaltou o diretor. As circunstâncias adversas do clima e do terreno molhado dificultaram a recuperação da adutora. Na tarde desta segunda, os técnicos colocaram novos reforços com vigas de aço, para evitar novo deslocamento do duto. “Essa adutora tem 14 anos e nunca havia dado problema, mas a chuva acabou arrastando o poste, o que comprometeu a rede”, explicou.

O prefeito se mostrou confiante quanto à retomada do abastecimento, ressaltando que a Prefeitura, desde o primeiro rompimento da adutora, na terça-feira, 28, ofereceu todas as condições materiais e de apoio para o conserto do equipamento: “A população estava no limite do suportável, por isso chamei para uma reunião a direção da Corsan e, felizmente, recebemos a informação de que a situação está contornada, e agora é confiar no trabalho feito pelos técnicos da companhia”.

Comentários