Cachoeirinha | Dez médicos para a nova UPA 24h e dois para o Caps

0
Fernando Planella

 A Lei n° 4477, de 21 de março de 2019, publicada nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial do Município, autoriza a contratação emergencial de dez médicos para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Cachoeirinha e de dois médicos para o Centro de Atenção Psicossocial (Capes). Serão até cinco plantonistas clínicos e até cinco plantonistas pediatras para a UPA, um neuropediatra e um psiquiatra para o Capes.
    O secretário de Saúde, Paulo Abrão, explica que a contratação servirá para complementar o quadro de servidores que já atuam no município, além de prever uma reserva técnica. “A UPA não tem a obrigatoriedade de dispor de pediatras, mas entendemos como uma especialidade fundamental para melhor atender a população”, aponta o titular da pasta. Na unidade, atenderão no total 15 clínicos gerais, cinco pediatras, 12 enfermeiros e 38 técnicos de enfermagem.
    O prefeito Miki Breier lembra que as obras ficaram paradas por dois anos, foram retomadas na atual gestão e agora a UPA será entregue à comunidade, neste sábado, dia 23 de março. “A UPA vai atender casos de urgência e emergência com capacidade para até 5 mil pacientes ao mês”, esclarece o prefeito. 
    O projeto de Lei que autoriza a contratação dos médicos teve autoria do Executivo e foi aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária ocorrida na última terça-feira, dia 19 de março. Na mesma ocasião, foi aprovado o nome da UPA como Francisco de Medeiros. A Lei n° 4477 está publicada no Diário Oficial do Município do dia 22 de março de 2019 e pode ser acessada clicando aqui: https://bit.ly/2FkXDCM

Saiba mais sobre a UPA

    A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Francisco de Medeiros 24h está localizada na Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 1301, Bairro Granja Esperança. A unidade tem 1.254m² de área construída, 12 leitos de internação, sendo quatro adulto feminino, quatro adulto masculino e quatro pediátrico; além de dois leitos de internação de isolamento, para o caso de doenças contagiosas.
    Com a inauguração da UPA, o Pronto Atendimento 24h (Odil Silveira), localizado na Rua Paranaguá, 105, Bairro Fátima, será readequado e passará a atender como Unidade Básica de Saúde (UBS). Na nova UBS serão realizadas consultas de rotina, com clínico geral e pediatra, das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia.

Comentários