Um tratamento inovador contra a fibromialgia está sendo disponibilizados para pacientes com a doença em Cachoeirinha. Desde sábado, dia 24, o recurso está sendo utilizado pelos portadores da doença, que passaram por uma triagem e têm encaminhamento para realizar o tratamento.
O equipamento ainda está em processo de pesquisa, mas os resultados são surpreendentes. “O instrumento foi criado por pesquisados da USP e tem conseguido zerar a dor de 90% dos fibromiálgicos”, explica o médico Antônio Eduardo de Aquino Junior, que lidera a pesquisa. As aplicações estão sendo realizadas em uma sala do programa Viva Mulher, que fica no Centro de Especialidades Clínicas, ao lado da Prefeitura.
“Cachoeirinha é a primeira a receber o equipamento no Brasil. Ele ficará permanentemente com uma fisioterapeuta responsável pela aplicação”, completa. Segundo Antônio, o protocolo de tratamento é a aplicação durante três minutos em cada palma da mão. “O efeito é sistêmico, ou seja, ele acontece no corpo todo. Com a frequência de duas vezes por semana em um protocolo de 10 sessões”, o pesquisador ao lembra ainda que esse é um tratamento e não uma cura.
O Grupo Gente de Fibro, que pode ser contatado pelo telefone 993517428, é coordenado por Karen Prestes e Joice Vargas, e associado a Anfibro (Associação Nacional dos Fibromiálgicos) que buscou a parceria com a USP. Aproximadamente mil pessoas sofrem com a doença em Cachoeirinha.
Prefeitura de Cachoeirinha