Cachoeirinha substituirá toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED

0
Foto: Fernando Planella/PMC

A partir desta sexta-feira, 31 de janeiro, o município de Cachoeirinha substituirá as lâmpadas de vapor de sódio e vapor de mercúrio por lâmpadas de LED em todas as ruas, praças e espaços públicos da cidade. Haverá um ato de lançamento do projeto no dia 31, às 19h30min, na Rua Curitiba, entre a Rua Estados Unidos e a rótula da Avenida José Brambila, na Vila Anair.


No total, serão 10.966 lâmpadas de LED na cidade, que substituirão as outras lâmpadas ao longo dos próximos meses. Conforme o secretário de Governança e Gestão, Gilson Stuart, além de mais eficientes, os novos equipamentos gerarão ao município uma economia mensal de 15% em relação ao custo atual com iluminação pública, baixando de R$ 444.536 para R$ 376.856. “Cachoeirinha ficará muito mais iluminada, sustentável e reduziremos a despesa com energia elétrica”, declara o titular da pasta.


O prefeito Miki Breier lembra que o investimento no novo sistema, além de qualificar a iluminação, também vai auxiliar na redução da criminalidade. “Sabemos que uma cidade bem iluminada afasta a possibilidade de que ocorram diversos crimes. Cachoeirinha será outra a partir desta mudança para o LED”.


A empresa vencedora do consórcio foi a IP Brasil, que será a responsável pela troca das lâmpadas e sua manutenção. O contrato terá vigência por 60 meses, conforme legislação vigente. Ao final da vigência contratual, os itens locados instalados no parque luminotécnico se incorporam ao patrimônio da Prefeitura de Cachoeirinha, não sendo devido nenhum tipo de indenização à empresa contratada.

Comentários