Acabou a vacina da gripe em Gravataí

0
Andreo Fischer

Andreo Fischer

Em uma rápida passada da reportagem na UBS Centro, em Gravataí, demonstraram-se vários cartazes com a inscrição “Não temos mais vacina da gripe – por favor, não insista”. Apesar disso, o repórter insistiu e perguntou na recepção em qual posto teria a tal vacina. Ficamos cientes de que talvez apenas em Porto Alegre ainda tenha o item de saúde.

Segundo a prefeitura de Gravataí, ainda não foi feita uma contagem oficial, mas extraoficialmente se sabe que nenhum posto da cidade tem a vacina da gripe.

Segue a nota:

A campanha de vacinação contra a gripe começou dia 10 de abril e encerrou no dia 31 de maio. O público-alvo são as gestantes, crianças de até 6 anos de idade, idosos, profissionais da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas, indígenas e adolescentes.

Com o fim da campanha, o Ministério da Saúde autorizou os municípios a optarem em distribuir suas doses remanescentes da vacina contra a gripe para o restante da população, o que ocorreu a partir desta segunda-feira (3).

Como o estoque de vacinas remanescentes é insuficiente para toda população da cidade, pois Gravataí é um dos municípios que lideram o ranking da imunização contra a gripe, as unidades básicas tiveram que divulgar previamente as quantidades disponíveis (conforme publicação no site oficial da Prefeitura de Gravataí). Assim, a Unidade Básica de Saúde Cohab A disponibilizou 200 doses remanescentes, Unidade Básica de Saúde Cohab B  ofereceu 100 doses remanescentes e a Unidade de Saúde Cohab C  oportunizou  100 doses remanescentes,  sendo que estes já esgotaram.

Nesta semana, Gravataí ainda recebeu mais 3 mil doses remanescentes da vacina contra gripe enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no entanto, numa demanda de 28 unidades de saúde em Gravataí, a quantia já encontra-se esgotada e a cidade já foi comunicada que não receberá mais lotes de vacina.

Comentários