Aberto oficialmente o 5º Festival Estadual de Teatro de Gravataí

0

A noite desta terça-feira, 27, foi marcada pela abertura oficial do 5º Festival Estadual de Teatro de Gravataí. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) tem a parceria do Sesc Gravataí. O Festival vai reunir grupos de teatro de diferentes localidades do estado, em apresentações que ocorrerão até a próxima sexta-feira, 30, no Teatro do Sesc em Gravataí.

O 5º Festival Estadual de Teatro tem como objetivo fomentar as Artes Cênicas de Gravataí e do estado, além de estimular a criação artística e crítica de arte, oportunizar o intercâmbio entre artistas, diretores, técnicos e público presente. Também visa incentivar o desenvolvimento dos festivais de teatro do estado e possibilitar o crescimento da cultura criativa que abrange todos os mecanismos envolvidos na realização de um festival.

Representando o governo municipal, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Fernanda Fraga destacou que mesmo com toda a crise e cortes que a cultura vem sofrendo nos últimos tempos, o governo do prefeito Marco Alba entendeu a importância da área. “Não deixamos a peteca cair e, pelo contrário, retomamos as oficinas culturais, o Festil (Festival de Teatro Estudantil de Gravataí) e, no ano passado, conseguimos resgatar o Festival Estadual de Teatro e ainda criamos o Grupo de Estudos Teatrais. Tudo isso porque acreditamos no poder transformador da cultura para uma sociedade.”

Ela ainda ressaltou que outras ações foram feitas como a estruturação e melhoria da Biblioteca Pública Monteiro Lobato e do Quiosque da Cultura. “Fizemos tudo o que dependia de vontade de fazer e de esforço, mesmo com o recurso menor do que gostaríamos. Além disso, profissionalizamos a área e ainda estruturamos para que tivéssemos o Fundo Municipal de Cultura, que hoje financia 14 projetos. Todas estas ações são motivo de grande orgulho.”

A gerente do Sesc de Gravataí Rita Fagundes agradeceu a oportunidade de participar da iniciativa e lembrou da importância da cultura no contexto social. “Somos muito gratos em termos a possibilidade de estarmos juntos neste projeto, que já nesta tarde lotou o nosso teatro de crianças.”

Entre as presenças estava a diretora de Cultura de Gravataí, Natiele Fonseca, a técnica superior em Artes Cênicas da SMCEL, a servidora Izabel Cristina da Silveira e o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Gravataí, Anderson D’Onófrio França.

O evento conta com o apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Ulbra Campus Gravataí, CTG Aldeia dos Anjos, Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, Select Pub e Interior em Cena. O encerramento e premiação dos grupos ocorrerá na sexta-feira, 30, às 20hs, no Teatro do Sesc em Gravataí.

Serão jurados do Festival:

Vika Schabbach – Atriz, dramaturga e professora. Formada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Artes Cênicas. Mestre em Artes Cênicas e doutoranda em Teatro no Programa de Pós-graduação da UFRGS. Foi coordenadora de produção do Festival Internacional Porto Alegre em Cena; atuou como atriz em espetáculos como, Platão dois em um, Boca de Ouro, Medeia e Barão nas Árvores; trabalhou na Companhia Depósito de Teatro e no Grupo Cuidado que Mancha. Hoje é professora universitária no curso de Especialização em Artes Cênicas e na Faculdade Monteiro Lobato.

Camila Bauer – Diretora teatral, dramaturga e professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Dirige o coletivo Projeto GOMPA, com o qual montou diversos espetáculos para adultos e crianças, os mais recentes sendo, Inimigos na Casa de Bonecas, vencedor de prêmios internacionais. Ministra oficinas de dramaturgia e criação cênica, em diferentes lugares do Brasil, como também em outros países como México, Espanha, França, Bélgica e Grécia. 

Marcelo Restori – Diretor de teatro, ator e cineasta, considerado precursor do teatro performático no Rio Grande do Sul. Fundador do Grupo Falos & Stercus com o qual esteve até 2017. Hoje, integrante do Coletivo Teatro da Crueldade, da diretiva do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões RS e Conselheiro Estadual de Cultura desde 2018.

Comentários